Vereadores aprovam institui??o da Assessoria de Promo??o da Igualdade Racial no munic?pio

A sessão de quarta-feira, dia 12, segunda após o recesso parlamentar, teve a aprovação de quatro projetos encaminhados pelo executivo municipal, dentre eles a instituição da Assessoria de Promoção da Igualdade Racial. Houve também a criação da Assessoria de Política para Mulheres, incumbida de promover atividades fins destinadas ao gênero. O uso da tribuna popular também foi o destaque da noite com a entrega do Título de Cidadão Embuense à fundadora da entidade Três AAA, senhora Maria do Socorro Pereira.

A assessoria de Promoção da Igualdade Racial foi criada, por meio do projeto aprovado 38/2015, para atuar dentro da pasta da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional. Seu objetivo será elaborar e desenvolver projetos e campanhas educativas que visam combater a discriminação e garantir a manifestação de indivíduos e grupos com temática étnico-racial.

Para o presidente da Casa, Ney Santos (PSC), o projeto que teve aprovação unanime entre os vereadores presentes, com ausência da vereadora Drª Bete e do vereador Luiz do Depósito, ajudará a reparar danos causados pelo conflito de etnias no município. “A assessoria dará suporte a Secretaria de Assistência e ajudará no combate contra esse mal que é o racismo e a intolerância contra o diferente. Nós entendemos a importância desse projeto e o aprovamos com louvor”, disse.

Outro projeto (39/2015) que auxiliará os trabalhos da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional será a Assessoria de Política para Mulheres. O intuito criação da assessoria, de acordo com o projeto aprovado pelos vereadores, é promover seminários, eventos e conferências para a divulgação das políticas para mulheres, além de potencializar e desenvolver diretrizes de ações conjuntas com a sociedade.

Vereadores aprovam a Semana da Comunidade Adventista

Apresentado pelo vereador Dr. Pedro Valdir, o projeto de Lei 30/2015 passa a instituir no calendário municipal a Semana da Comunidade Adventista, que será comemorada sempre na primeira semana do mês de outubro.

Como justificativa para a inclusão da Semana Adventista no calendário de datas oficiais da cidade, Pedro Valdir argumentou sobre os relevantes serviços prestados à comunidade embuense, por meio de seus 14 templos Adventistas e grupos espalhados no município. De acordo com o projeto aprovado, os núcleos adventistas no município têm atuado principalmente nas áreas sociais, saúde, educação e juventude (com os Clubes de Desbravadores e aventureiros).

Os vereadores também aprovaram o projeto de Lei 40/2015 que autoriza o executivo municipal a alienar terreno mediante permuta de bem imóvel.