Vereadores aprovam amplia??o da Coleta Seletiva no munic?pio

Vereadores aprovaram expans?o da coleta seletiva para todo munic?pio; Atualmente apenas 3% do lixo produzido na cidade ? coletado de forma seletiva Vereadores aprovaram expans?o da coleta seletiva para todo munic?pio; Atualmente apenas 3% do lixo produzido na cidade ? coletado de forma seletiva Por: Alexandre Oliveira / CMEMBU

De autoria do presidente do legislativo, Hugo Prado (PSB) e do vereador Jefferson do Caminhão (PSDB), o Projeto de Lei 89/2017 prevê a ampliação da Coleta Seletiva para 100% do território municipal. De acordo com o PL, somente 120 toneladas de lixo são coletadas ao mês de forma seletiva. A 36º sessão ordinária do ano, realizada na quarta-feira (1) também contou com a aprovação de um Título de Cidadão Embuense à Bispa Keila Ferreira e a instituição no calendário oficial do município o Novembro Azul, mês dedicado à campanhas contra o câncer de próstata.

De autoria do vereador Jefferson Siqueira, o PL 94/2017 propõe ao mês de Novembro a iniciativa "Novembro Azul", que reforça a campanha contra o câncer de próstata. O executivo municipal será incumbido desenvolver ações para ampla divulgação e conscientização da necessidade de exames preventivos e de tratamento da doença. “O maior remédio hoje é a prevenção. Se nós fizermos uma campanha contra o câncer, seja de próstata ou de mama, então teríamos menos pessoas na fila”, falou o vereador Ricardo Almeida (PRB), acompanhado do presidente da Casa, Hugo Prado, que também reforçou o papel da prevenção. O autor do projeto, Jefferson do Caminhão também destacou o desafio da prevenção. “Não é esperar acontecer para fazer o exame. Faz o exame antes de acontecer, porque depois que acontece pode ser muito tarde. Nós homens não precisamos nos envergonhar. As mulheres não tem vergonha. Você tem que ter vergonha de cair numa cama porque você descuidou”, reforçou o vereador.

Os vereadores também aprovaram a ampliação da coleta seletiva para 100% do território municipal. Segundo o PL apresentado pelo vereador Jefferson do Caminhão em parceria com o presidente do legislativo, Hugo Prado (PSB), o município atualmente coleta 4.100 toneladas de lixo por mês e apenas 120 é de forma seletiva (3% do total). “A nossa cidade, em parceria com a Coopermape, consegue atingir apenas 18% dos bairros, sendo que todo o restante permanece sem coleta seletiva, onde o lixo reciclável é misturado ao orgânico. Outra coisa importante é lembrar que a vida útil do aterro já está em seu máximo de utilidade. Apenas 7 dos mais de 5 mil municípios brasileiros consegue atender toda a população em serviços de coleta seletiva. Hoje a Coopermape coleta 18% do município, imagine se ela coletar 100%, quantas portas de empregos não abriria”, disse o vereador Jefferson em defesa do PL. O vereador Edvânio Mendes (PT) também destacou a importância desse projeto.

De autoria do vereador Gilson Oliveira (PMDB) a Bispa Keila Ferreira receberá o título de Cidadã Embuense por “relevante trabalho de evangelização em todo o país, atingindo a comunidade de Embu das Artes”. Além de Bispa, escritora e teóloga, Keila também é presidente do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social (IDEAS), responsável em ajudar diversas famílias com apoio a capacitação profissional, educação e assistência social por meio alimentos.

INDICAÇÕES

Os vereadores Ricardo Almeida (PRB) e Dani Boy (DEM) indicaram ao poder executivo a implantação de rede de esgoto na Rua Ilha Porchat, no Jd. Das Oliveiras.

O vereador Joãozinho da Farmácia (PR) indicou ao governo municipal a regularização do nome e CEPs da via com acesso à Rua Caqui, além do trecho da avenida Hercílio Wustemberg, Rua Parreira e Rua da Esperança, ambas localizadas no bairro Jardim Pinheirinho. Ele também indicou a implantação de guias e sarjetas e a instalação de e distribuição de eletricidade às vias citadas, com iluminação pública das ruas. Joãozinho também solicitou o prolongamento da Rua Caqui com a instalação de rede de esgoto.

João também indicou a instalação de uma academia pública, playground, pista de caminhada e iluminação pública para Praça que dá acesso às Ruas Barão de Limeira, Rua Baronesa de itu, Marques de Itu, e Estrada dos Orquidófilos, no bairro Engenho Velho.

IMAGENS DA SESSÃO

36º SESSÃO