GEPAD encerra ?Projeto Luz? com formatura na C?mara

Presidente da C?mara, Hugo Prado, destacou a import?ncia do projeto GPAD nas escolas municipais Presidente da C?mara, Hugo Prado, destacou a import?ncia do projeto GPAD nas escolas municipais Por: Alexandre Oliveira / CMEMBU

O Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (GEPAD) encerrou as atividades do “Projeto Luz” com a reunião de mais de 300 alunos das unidades escolar E.M Marajoara e E.M Janaína, no Plenário Mestre Gama, na Câmara Municipal. O encerramento contou com as presenças do presidente da Câmara, Hugo Prado, dos vereadores Doda Pinheiro e Rosângela Santos (no período da tarde), do secretário municipal de Educação, Pedro Ângelo, representantes da GCM de Itapecerica e Embu das Artes, e da Comandante Regional da Guarda Metropolitana de São Paulo, Katia Cilene. Os alunos receberam certificados pela conclusão do curso.

O GEPAD busca desenvolver temas como o combate às drogas e a valorização da família aos alunos do 4º ano em diante nas unidades educacionais e entidades afins, e é comandado pela Inspetora Souza, e os GCMs Lima e Adriana.

Em seu pronunciamento, o presidente do legislativo municipal, Hugo Prado, destacou a importância desse projeto nas unidades escolar, e o empenho dos pais em acompanhar os filhos participando do projeto que completou 10 anos de existência na cidade. “Quero de coração agradecer a cada um de vocês [alunos], até porque hoje vocês fizeram uma opção, uma opção de escolher o lado do bem, de olhar para o próximo e amar ao próximo. O que eu peço a vocês é difícil, é árduo, mas faça essa opção diariamente. Até porque vocês não são o futuro de nossa nação, vocês são o presente. Muito obrigado pelo sim de cada um de vocês. E a Vocês pais que aqui estão, quero parabenizar a cada um de vocês, muitos de vocês teriam outras atividades, mas vocês decidiram estar ao lado dos filhos de vocês e o quão é importante os pais acompanharem o processo de educação dos vossos filhos pois sabemos que o papel da escola é ensinar os alunos, e o papel da família é educar”, disse o presidente da Câmara, Hugo Prado.

De acordo com a inspetora Souza, uma das coordenadoras e fundadoras do projeto, o GEPAD cumpre a função de envolver a família no processo educativo dos filhos e prevenir que muitas crianças se aproximem do uso de drogas ilícitas. “Os temas que desenvolvemos com eles é a questão das drogas e a violência. Então com as crianças trabalhamos muito a questão das amizades, indução de amizades, essa violência gratuita nas redes sociais, etc. Também tratamos sobre a importância da família para eles. Qualidade de vida, do estudo, o respeito, o amor com o outro. As vezes os pais não tem tempo para conversar com seus filhos e até nisso auxiliamos", disse a inspetora.

Representando o prefeito municipal, Ney Santos, o Secretário de Educação, Pedro Ângelo, destacou a iniciativa do projeto nas escolas e a importância da busca pelo sonho na experiência lúdica da construção do caráter de cada criança. “Tem um poeta brasileiro que diz que somos do tamanho dos nossos sonhos. Então sonhe alto, sonhe grande, porque vocês são o futuro do nosso país e da nossa cidade. Eu tenho certeza que muitos de vocês daqui a alguns anos estarão sentados aqui, como vereadores ou prefeito. Nosso prefeito nasceu na periferia de Embu das Artes, passou por dificuldades, e ele superou todas as dificuldades dele. Imagina se ele não sonhasse?”, disse o Secretário da pasta de Educação.

No evento de encerramento também estiveram presentes a Diretora da unidade educacional E.M Marajoara, Vania Becker, a Coordenadora da E.M Janaína, Queila; Ricardo Neves, GCM de Itapecerica da Serra; Inspetor Silveira, da GCM de Embu; Albertino Dutra, Secretário Adjunto de Segurança Pública do município de Embu e o presidente do Conseg Centro, Dr. Junqueira.

A formatura dos alunos das escolas Marajoara e Janaína foi realizada em dois períodos (manhã e tarde).

IMAGENS

GEPAD - E.M MARAJOARA E JANAÍNA