Vereadores entregam medalha "Zilda Arns" em Sessão Solene dedicada ao Mês das Mulheres

M?e do prefeito municipal, Maria de Souza (Dona Nena) recebeu do vereador Gerson Oleg?rio um t?tulo de Cidad?o Embuense em homenagem, marcando o m?s das mulheres M?e do prefeito municipal, Maria de Souza (Dona Nena) recebeu do vereador Gerson Oleg?rio um t?tulo de Cidad?o Embuense em homenagem, marcando o m?s das mulheres Por: Alexandre Oliveira / CMEMBU

A Câmara Municipal de Embu das Artes realizou nessa terça-feira, dia 27, sua já tradicional sessão solene que marca o mês de março, que é dedicado às mulheres e sua luta pela igualdade de direitos. Na sessão, 8 vereadores indicaram e concederam a medalha “Zilda Arns” às mulheres que são destaques no município e representam o empoderamento feminino na busca pela igualdade de gênero. Como destaque o vereador Gerson Olegário concedeu para a mãe do prefeito municipal, Dona Nena, um título de cidadão Embuense.

Iniciando os trabalhos, a Conselheira Tutelar, Thais Prado, falou sobre a representatividade das mulheres no município e sua luta para conquistar os espaços. “Hoje estou conselheira tutelar em Embu das Artes e tenho 9 colegas mulheres. E são essas mulheres que estão nas ruas de Embu, 24hs por dia nas comunidades em busca de soluções, buscando sempre o melhor para as nossas crianças e adolescentes da cidade. Para estar aqui hoje passamos situações dificílimas, então eu digo que não é uma comemoração, mas sim uma vitória mostrar o quanto a mulher é guerreira. A mulher tem jornada dupla. A mulher que se dedica a vida profissional ela tem o seu lar, seus filhos para acompanhar e mesmo assim a mulher está engajada”, destacou a Conselheira Thais falando do papel da mulher na vida pública.

Quem também trouxe dados sobre a realidade enfrentada pelo público feminino foi a Secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Santos. Ela apresentou números de atendimento da rede municipal, dando ênfase as ações criadas no combate a violência contra a mulher. A Secretária reuniu informações e apresentou os números de atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no ano de 2017.

Como dado alarmante, 150 mulheres (de um total de 508 atendidas no ano de 2017) tiveram conhecimento do trabalho desempenhado no CRAS por intermédio da Delegacia da Mulher, evidenciando o grau de violência a que são submetidas. “Elas chegam na delegacia da mulher e são encaminhadas para os Centros de Referência. Do número total que buscaram o atendimento, 110 estavam desempregadas”, apontou a secretária. 79% dessas mulheres atendidas no CRAS tinham apenas o ensino médio incompleto.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Santos, a principal violência identificada nas mulheres que buscaram atendimento dos Centro de Referência no último ano é a psicológica. “Que é a ameaça, o isolamento, a humilhação ou a perseguição”, completou. Em segundo lugar está a violência sexual.

Após a fala da Conselheira Tutelar, Thais Prado e da Secretária Roberta Santos, os vereadores deram início às homenagens.

O presidente da câmara concedeu uma medalha “Zilda Arns” à Secretária do Fundo Social de Solidariedade, Eliane Santos, evidenciando sua atuação e liderança frente a projetos sociais do município. “Quando decidimos fazer essa sessão solene em homenagem às mulheres, por mais que entendemos que todos os dias são dias das mulheres, nós devemos sempre lembrar que ainda sim nós temos uma grande dificuldade no que tange a inserção da mulher na sociedade. Mas mais do que isso, nós devemos lutar com sinceridade na defesa da mulher. Nós temos sempre que lutar pela igualdade de direitos, igualdade entre ambos os sexos do ponto de vista do ser humano”, disse o presidente da Câmara, Hugo Prado, antes da entrega de um buque de flores e uma medalha a sua homenageada.

Também representando o executivo municipal, Eliane Santos expos sua luta em ser “mãe e pai” de seus filhos. “Agradeço por falar um pouco da importância da mulher. Eu hoje me sinto uma mulher guerreira, sempre fui uma mulher guerreira, hoje sou pai e mãe dos meus filhos, sinto orgulho de poder dar uma boa educação para cada um deles, sinto orgulho de ter um belo trabalho e fazer parte desse governo e estar a disposição do nosso povo Embuense que tanto precisa da gente. E nós mulheres podemos estar onde nós quisermos”, enfatizou a Secretária.

Presente também a sessão, o prefeito municipal, Ney Santos, evidenciou a força da mulher no dia-a-dia. “O dia das mulheres é todos os dias por tudo que elas significam para nós. Mulher que é mulher de verdade, ela tem caráter, ela levanta a cabeça e vence qualquer problema que a gente possa passar em nossas vidas. Por isso que eu fico feliz hoje em participar dessa sessão”, disse.

Após a sessão foi oferecido um coquetel aos presentes à sessão.

Lista de vereadores e seus homenageados:

Hugo Prado – Eliane Santos

Carlinhos do Embu – Maria das Graças Santos

Bobilel Castilho – Jurema Giovanella

Gerson Olegário – Maria de Souza (Dona Nena)

Índio Silva -  Joselita da Silva

Gilson Oliveira – Regina Helena