Vereadores aprovam gratificação para médicos em 28 especialidades no município

Vitor Trindade recebeu o t?tulo de Cidad?o Embuense; M?sico se emocionou ao relembrar o enterro da m?e, Raquel Trindade Vitor Trindade recebeu o t?tulo de Cidad?o Embuense; M?sico se emocionou ao relembrar o enterro da m?e, Raquel Trindade Por: Alexandre Oliveira / CMEMBU

Os vereadores aprovaram na manhã desta quarta-feira (16) a possibilidade do executivo municipal em conceder gratificação aos profissionais da saúde. O PLC indica 28 especialidades que poderão receber o incentivo como valoração profissional. Os parlamentares também aprovaram a possibilidade de contratação pelo executivo por tempo determinado para atender necessidade temporária. Na ordem do dia também aprovaram a concessão de um título de Cidadão Embuense ao artista Vitor Trindade. Outras 5 moções e 2 indicações foram aprovadas.

Para atender necessidade temporária, os vereadores aprovaram a possibilidade de o executivo municipal efetuar contratações para demandas temporárias da administração. Dentre outras áreas, o PL 14/2018 indica a reposição de professor “para garantir a manutenção do atendimento de serviços essenciais de educação, exclusivamente, para suprir a falta de docente de carreira, decorrente de exoneração ou demissão, falecimento, aposentadoria, afastamento para capacitação e afastamento ou licença de concessão obrigatória”.

Os parlamentares também aprovaram a possibilidade de gratificação aos médicos visando a qualidade do atendimento no município. Serão 28 especialidades identificadas para receber o incentivo à função.

De autoria do vereador Carlinhos do Embu, os edis também aprovaram um Título de Cidadão Embuense ao músico e compositor, Vitor Trindade. Vitor chegou a usar a tribuna população para agradecer a homenagem e se emocionou ao retratar sua mãe, a multiculturalista Raquel Trindade, falecida recentemente.

“Quero pedi o apoio dos nobres vereadores que vote nesse Título de Cidadão da nossa grande personalidade, o Vitor Trindade, um representante da nossa cidade, de uma família tradicional. Para mim é um prazer estar participando dessa homenagem a você e eu acredito que todos os vereadores irão votar. Você é uma pessoa querida, um artista e temos muito orgulho de ter você aqui”, disse o propositor do Título, Carlinhos do Embu.

Após a votação do título, foi concedido 5 minutos para que Vitor pudesse usar a tribuna popular.

“Em nome da minha mãe, meus filhos e minha família eu queria agradecer. Agradecer a presença do prefeito, esteve lá segurando o baubá, agradecer a presença do deputado Geraldo Cruz, agradecer a presença do Carlinhos [vereador], a presença da GCM, que eu realmente não esperava e ela fez uma escolta, agradecer as pessoas que apoiaram, que se colocaram a disposição e todas as necessidades do cemitério, a Agência Solano Trindade do Campo Limpo,  que comprou o terreno no cemitério, agradecer a todas as pessoas que estiveram na noite anterior, cantando e dançando como ela pediu. Tudo foi da forma que ela pediu. Quero agradecer não só essa Câmara, ou a prefeitura, más a toda à população Embuense. Porque foi muito amoroso a ida da minha mãe. Obrigado.”, disse Vitor antes de ter a voz embargada e contida pela emoção.

“Obrigado Vitor, sua emoção é a emoção desta Casa”, disse o presidente da Câmara, Hugo Prado, em comentário feito logo após a fala de Vitor.

Ordem do Dia

O vereador Carlinhos do Embu também apresentou para votação em plenário duas Moções de Aplausos. Uma delas foi dedicada ao artista Embuense, Olavo Campos, residente do município há 40 anos. Outra Moção de Aplausos foi direcionada ao artista Jessé (Jessé Dória). Além de um extenso currículo de exposições, suas obras estão espalhadas por diversos países.

Os vereadores Gilson Oliveira, Jefferson do Caminhão, Ricardo Almeida e o presidente da Câmara, Hugo Prado, apresentaram uma Moção de aplausos em homenagem a Nação de Israel. Gilson convidou o Rabino Gilberto Ventura, Fundador do Movimento Sinagoga sem Fronteiras, para receber uma medalha Padre Belchior de Pontes em homenagem à comunidade de Israel. Ventura usou da tribuna popular para agradecer.

Os vereadores também aprovaram uma Moção de Aplausos à Cabo da Polícia Militar, Kátia Sastre. Os edis destacaram o comprometimento e ótimo preparo da policial militar em serviço. A PM Kátia Sastre ganhou destaque nacional ao impedir um assalto a mão armada em frente a uma escola.

Apresentado pelo vereador Doda Pinheiro, os vereadores aprovaram uma indicação do executivo municipal estudos para a possibilidade de construção de uma arena multiuso, à exemplo da cidade de Taboão da Serra. Doda comentou a Indicação, mas teve sua proposição contrariada pelo vereador Júlio Campanha. “Essa indicação tem o mesmo molde que a minha na Praça da Juventude, que será inaugurada no Jd. São Marcos. Só muda o nome”, criticou Júlio.

Doda esclareceu que a Arena segue os moldes da implantada em Taboão da Serra, e difere do uso da Praça da Juventude. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Uma arena multiuso é um espaço para grandes eventos. Eu tenho uma preocupação com a cidade, e a prefeitura vem realizando grande eventos no entorno do Parque Rizzo e nós sabemos que aquele espaço não é municipal. É um terreno particular. E nós não temos um espaço para receber grandes públicos. É nessa ordem que nós estamos apresentando essa indicação”, disse Doda.
A Indicação foi aprovada por unanimidade.

Os vereadores também aprovaram uma moção de aplausos, de autoria do vereador Luiz do Depósito pelo Dia do Gari, em referência a todos os trabalhadores do município dedicados a limpeza e a manutenção da ordem dos espaços públicos da cidade.

IMAGENS DA SESSÃO

15º SESSÃO 2018

(Alexandre Oliveira / Assessoria de Comunicação)