Vereadores aprovam diretrizes para elaboração da lei orçamentária municipal do próximo ano

Por | 26/06/2018

Vereadores homenageiam a Guarda Civil pelos 15 anos de existência no município; nova turma de guardas civis visitaram a Câmara na manhã de segunda (25)
Foto:Alexandre Oliveira / CMEMBU

Os vereadores aprovaram na sessão realizada excepcionalmente nesta segunda-feira, dia 25, devido ao jogo da Seleção Brasileira ser na quarta-feira (27), a “Diretrizes Para A Elaboração Da Lei Orçamentária Para O Exercício De 2019”. As diretrizes definem os objetivos, prioridade e metas estabelecidas ao executivo municipal no próximo ano. Os vereadores também aprovaram outros três projetos de Lei, um decreto legislativo, uma moção e 13 indicações na ordem do dia, antes do recesso que será cumprido pelos legisladores até a data de 1º de agosto.


Os vereadores também aprovaram o PL 22/2018 que autoriza o executivo municipal a desafetar uma área no bairro Tingidor, permitindo o pagamento “das contrapartidas dos projetos de infraestrutura (pavimentação), Saúde Pública e Limpeza Urbana (Zeladoria)”.”A prefeitura precisa de dinheiro em caixa para dar as contrapartidas aos recursos de emendas estaduais e federais que o senhor [presidente Hugo] e o Prefeito foram a Brasília para conseguir e não vejo nenhum problema você fazer esse tipo de ajuste na máquina pública”, disse o vereador Doda Pinheiro em defesa do projeto.


Com a presença de sua família no plenário mestre Gama, a Senhora Maria Antonieta Nascimento, moradora do Jd. Vista Alegre, recebeu das mãos do presidente da Casa, Hugo Prado, e do vereador proponente da honraria, Daniboy, o Título de Cidadão Embuense. Fundadora da UBS do Jd. Vista Alegre, Maria Antonieta foi homenageada pelos 16 vereadores presentes na sessão, que não economizaram palavras de afeto e admiração por sua pessoa. “Quem te conhece, sabe como a senhora é guerreira, a sua família que é muito conhecida lá no bairro, eu me sinto orgulhoso e honrado de poder proporcionar para a senhora esse reconhecimento. A senhora tem o meu carinho, o meu afeto”, disse Daniboy.


“É uma honra conhecer essa mulher tão guerreira que lutou por creches, pela UBS, por várias melhorias no Jd. Vista Alegre”, disse a vereadora Rosângela Santos.


“Me sinto muito honrado quando fazemos uma homenagem para uma pessoa que contribuiu muito pro crescimento do Vista Alegre, contribuiu muito com os jovens desde que a senhora fundou a cooperativa Coop Jovem ligada a Prodesp, com cursos profissionalizantes, e eu tenho certeza que várias crianças que passaram por suas mãos, pela Pastoral da Criança, hoje são pais, mães, chefes de família e a senhora com seu jeito simples, humilde de ser, cativa a todos”, disse Doda em destaque da homenageada antes da concessão do título.


Com a presença dos novos GCM que deverão estar em atividade na 2º quinzena de agosto no município, os vereadores aprovaram uma moção de aplausos pelos 15 anos de corporação no município. A iniciativa foi proposta pelo vereador Gideon Santos.


Presente a sessão, o secretário de Segurança Pública, Denis Viana, destacou a importância do reconhecimento da Guarda e sua gestão. “É muito importante o reconhecimento. Começamos em outro de 2016 o grande plano de segurança para a nossa cidade e essa revolução que o prefeito Ney Santos idealizou e executou ela foi importantíssima. Em relação ao ano de 2016 tivemos um aumento de 500% na questão de produtividade, com a mesma estrutura de material humano. É o mesmo efetivo. A ampliação do efetivo está se dando agora e o que devemos destacar é a reestruturação administrativa, funcional e operacional idealizada por nosso prefeito”, disse o secretário.


Também aprovado em plenário, o vereador Jefferson do Caminhão apresentou o projeto que Institui no município o “Mês Junho Vermelho”, incentivando a doação de sangue na cidade.
De autoria do presidente da Câmara, os vereadores também aprovaram a mudança do nome da creche do Jd. Itatuba. Agora a unidade infantil passará a se chamar “Creche Pastor Américo de Oliveira”.



Ordem do Dia



Na última sessão antes do recesso parlamentar, os vereadores aprovaram as seguintes indicações:


O vereador Joãozinho da Farmácia indicou ao executivo municipal o recapeamento das Ruas: Estrada Antônio Oliveira, Bororós, Cintas Largas e Piracanjuba. Ambas no Jd. Sta. Clara. Joãozinho também indicou o recapeamento das Ruas Astor, Barra Funda, Capão Redondo, Cambuci, Brasilândia, Comodoro, Água Branca, Espacial, Liberty, Lapa, Marabá, Itaquera, Ferreira, Indianópolis, Oswaldo Bastos e Plaza no Jardim Santa Tereza. Carlos Spera, Avenida Chico Mendes, Cardeal, Davi Blinder, Júlio Mesquita, Kalil Filho, Macuco, Jaçanã, Gaivota, Pavão, Rodrigues e Marilac no Bairro Jardim Fabiana; Rua Abel, Abraão, Caim, Daniel, David, Josué, Messias, Moisés, Salomão e Sansão, ambas no Bairro Jardim Santa Luzia. Américo Senise, Califórnia, Avenida Esco (De 600/601 Ao Fim) (296) Flórida, Imperador Dom Pedro I, Imperatriz Leopoldina, Ivanete, Joseph Celano, Kansas, Miami, Patrícia, parte da Rua Professor Mário Osassa, Texas e Estrada das Veredas no Jardim Magali.


O parlamentar também indicou a reforma na Creche E. M. Jossei e a instalação de uma agência bancária no Jardim São Vicente e no Jardim São Marcos.


O vereador Jefferson da Silva Siqueira indicou a construção de um escadão com corrimão na Estrada de Constantinopla 277, com a Avenida do Barroco no Jardim Marina.


Bobilel Castilho indicou o recapeamento, com a troca de guias e sarjetas, além da drenagem na Estrada Antônio de Oliveira, no Bairro Jardim Santa Clara. O vereador também indicou a canalização e cobertura do córrego na Viela da Felicidade, localizada atrás da quadra no Jardim Santa Clara.


O vereador Daniboy indicou o recapeamento da rua Pêra, no Jd. Castilho, e o vereador Índio Silva indicou o recapeamento da Rua Serra Negra, no Jd. Ângela.




IMAGENS DA SESSÃO

21º SESSÃO - 2018

 


Assessoria de Comunicação

Comentários

Nenhum comentário até o momento