Escola do Legislativo de Embu capacita servidores

Servidores do departamento de Servi?os Gerais recebem o primeiro curso da Escola do Legislativo da C?mara Municipal de Embu Servidores do departamento de Servi?os Gerais recebem o primeiro curso da Escola do Legislativo da C?mara Municipal de Embu Por: Alexandre / CMEMBU

Criada em agosto deste ano, por meio de resolução da mesa-diretora, a Escola do Legislativo da Câmara de Embu das Artes está em pleno desenvolvimento, inclusive realiza o primeiro curso de capacitação a funcionários da Casa, trabalhadores de serviços gerais, nesta segunda e terça-feira, dias 22 e 23. A Escola do Legislativo visa oferecer aos vereadores e servidores da Câmara treinamento para o exercício das atividades profissionais das áreas administrativa e legislativa.

O curso aos servidores de serviços gerais, de seis horas, está sendo ministrado para dois grupos em períodos diferentes - para que a Casa não fique sem profissionais para atender o público no setor durante o horário. A Escola do Legislativo já projeta outras capacitações, como "Educação Política", sobre o funcionamento e o papel da Câmara, para estagiários, por exemplo, "Informática Básica", "Inglês" e "Gestão de Projetos". Os cursos são totalmente gratuitos.

Os cursos são voltados aos servidores da Câmara, mas inicialmente, no futuro a população será também contemplada, pelo menos em grande parte das atividades. "Com o tempo, a ideia é abrir para os munícipes em geral. Está previsto ter salas de aula para os cursos para a comunidade", diz o diretor da Escola do Legislativo, Marcos Rocha. A Câmara solicitou à prefeitura estudo para construção de prédio próprio para a escola, que hoje ocupa a sala do Arquivo.

O piloto para a criação da Escola do Legislativo foi a capacitação aos novos concursados admitidos como auxiliares de gabinete, no início de agosto. Depois, servidores da Casa, entre eles o diretor-geral Felipe dos Santos, visitaram Câmaras da região que já têm a escola implantada para conhecer o projeto. "Estamos buscando conteúdo para aperfeiçoar a escola, inclusive levantando material para os cursos", diz o coordenador pedagógico da escola, Robert Ferrara.

"Desse piloto surgiu a ideia da escola. Ela foi colocada para a diretoria, que imediatamente  apoiou o projeto. O objetivo inicial é atender os funcionários da Casa e quando deslanchar o público em geral, em cursos com cada turma com 40 pessoas", enfatiza Rocha, que já idealizava o projeto ao atender no Apoio ao Cidadão, outro setor da Casa, munícipes com dificuldade de preparar o próprio currículo. Ele chegou a cadastrar 200 interessados em capacitação.

Afiliada à Apel (Associação Paulista de Escolas do Legislativo) e com parceria com a Interlegis, para cursos de especialização a distância, a escola planeja ainda capacitação em tecnologia e em comunicação, para atendimento ao público, sempre com o intuito de servir melhor ao morador de Embu. "Vamos elaborar também uma revista, sempre com cunho educativo e informativo sobre a Câmara. A escola vai agregar bastante para a população em geral", diz Ferrara.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)