Vereadores querem explicação da Sabesp pela qualidade da água fornecida ao município

Sess?o foi comandada pelo vereador Gilson Oliveira; Hugo esteve ausente por motivo de sa?de. Sess?o foi comandada pelo vereador Gilson Oliveira; Hugo esteve ausente por motivo de sa?de. Por: Alexandre / CMEMBU

Os parlamentares embuenses aprovaram na manhã desta quarta-feira, dia 17, um requerimento de autoria do vereador André Maestri, que convoca a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a prestar esclarecimentos quanto a qualidade da água fornecida ao município. De acordo com o propositor, pesquisa do Ministério da Saúde e Repórter Brasil detectou a presença de metais pesados e agrotóxicos na água fornecida a vários municípios, dentre eles Embu das Artes.

De acordo com a pesquisa, mencionada no requerimento do vereador André Maestri, “os números mostram que a contaminação da água aumenta a cada ano. O estado de São Paulo foi recordista em número de municípios onde todos os 27 agrotóxicos estavam na água”.

“É uma situação emergencial e temos que cobrar respostas da Sabesp. Por mais que eles possam emitir notas dizendo sobre o problema, nós temos relatos e indícios da qualidade da água em vários bairros e que não houve resposta. Está mais que na hora de fazermos uma convocação para que venham dar além dessas respostas, outras que também vem de encontro aos anseios dos colegas vereadores”, disse Maestri que contou com o apoio de todos os vereadores nessa matéria.

Na sessão o vereador Ricardo Almeida também aprovou um Projeto de Lei para a implantação dos “Jogos Municipais dos Idosos (JOMI)”, a ser realizado todos os anos no município. De acordo com o PL, os jogos municipais servirão como “etapa classificatória para os Jogos Regionais do Idoso – JORI, instituído no âmbito do Programa Estadual ‘São Paulo Amigo do Idoso’”.

“Estou acompanhando diversas atividades esportivas de perto, desenvolvidas na região do Santa Tereza, e tenho visto a dedicação tanto dos idosos, como dos professores. Por conta disso, incentivo a criação dos jogos municipais na cidade, pois assim como nós nos deslocamos para outros municípios para participar dos jogos esse projeto fará com que outros municípios venham até a nossa cidade”, disse o vereador Ricardo Almeida em defesa da aprovação do PL.

Na sessão, os vereadores também aprovaram diversas concessões de Títulos de Cidadão Embuense. O vereador Daniboy irá conceder um Título de Cidadão Embuense ao Sr. Itamar Gonçalves Dutra.

O vereador Doda Pinheiro irá conceder dois títulos de Cidadão, sendo um para o atual Secretário de Esporte do município, Anderson Nóbrega, e outro para o líder comunitário e funcionário da prefeitura de Embu de longa data, Mário Alves dos Santos.

“Quero parabenizar esse título, mais que merecido a você Mário. Eu acompanhava seu trabalho desde o tempo em que meu pai era vereador aqui nessa cidade. Sempre vi o seu compromisso com a população. Você nunca deixou de me atender porque você sabia que eu estava te ligando por que o povo precisava. Você merece mais que isso em ser reconhecido em nossa cidade. Eu tenho orgulho de falar de você”, disse o vereador Bobilel, parabenizando a concessão do Título de Cidadão Embuense ao servidor Mário Alves.

Indicações

OS vereadores também aprovaram diversas indicações na ordem do dia. O vereador Carlinhos do Embu indicou ao poder executivo estudos para a construção de uma pista de caminhada na Av. João Paulo I, próximo ao terreno conhecido como “Fama”. Carlinhos também indicou a pavimentação e iluminação da Rua David Blinder, no Jd. Júlia.

O vereador Ricardo Almeida indicou a implantação de rede de esgoto em todas a Ruas dobairro Vila Isis Cristina.

O vereador Jefferson do caminhão indicou a melhoria da iluminação na Rua Santo Agostinho, no Jd. Valo Verde; estudos para a implantação de um “canil municipal”, e a implantação de uma rotatória na Rua São Gerônimo com a R. São Miguel Arcanjo, no Jd. Valo Verde.

O vereador Joãozinho da Farmácia indicou ao executivo municipal a instalação de um suporte “corrimão” no escadão localizado na Rua California e também no escadão localizado na Rua Flórida, no Jd. Magali.

O vereador Índio Silva indicou a prefeitura municipal a substituição da iluminação pública da Rua Erechim, no Jd. Da Luz.

(Assessoria de Comunicação)