Vereadores aprovam conversão do Consórcio Intermunicipal - Conisud

Jornalista M?rio Aparecido foi homenageado pelos 20 anos de funda??o do jornal Folha do Piraju?ara; Mario usou a Tribuna Popular e teve aprovado um T?tulo de Cidad?o Embuense. Jornalista M?rio Aparecido foi homenageado pelos 20 anos de funda??o do jornal Folha do Piraju?ara; Mario usou a Tribuna Popular e teve aprovado um T?tulo de Cidad?o Embuense. Por: Alexandre / CMEMBU

Os vereadores aprovaram na manhã desta quarta-feira, dia 23, o Projeto de Lei Complementar encaminhado pelo executivo que ratifica o protocolo de conversão do consórcio intermunicipal da região sudoeste da grande São Paulo (Conisud). O PLC aprovado altera a modalidade do consorcio, que passa a ser considerado pessoa jurídica de direito público de natureza autárquica. Além do PLC aprovado, os parlamentares também aprovaram alterações na Lei Complementar Municipal nº 356 que trata da disposição do quadro de servidores da Câmara, dois Decretos Legislativos para a concessão do Título de Cidadão Embuense, uma Moção de Apelo e um Projeto de Resolução.

Encaminhado pelo executivo, os vereadores aprovaram o PLC que ratifica o protocolo de conversão do Consórcio Intermunicipal Da Região Sudoeste Da Grande São Paulo – Conisud, passando de “Administrativo” para “Consórcio Público”.

Com a mudança de “status”, o Consórcio entre os oitos município da região sudoeste da grande São Paulo, criado em 2001, poderá, de acordo com o PLC aprovado, celebrar convênios com a União, determinação essa definida pelo Decreto Federal 6.017, de 2007, em seu artigo 39.

Na Ordem do Dia os vereadores também aprovaram alterações na Lei Complementar Municipal nº 356 que trata da disposição do quadro de servidores da Câmara.

Como homenagem do dia, os vereadores aprovaram o Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Embuense ao jornalista Mário Aparecido de Souza, dono do veículo de comunicação Folha do Pirajuçara. Mário, que utilizou da tribuna popular evidenciando os 20 anos do jornal, foi homenageado pelos vereadores na sessão.

“De fato o professor Mário é um cidadão embuense. Ele ama Embu das Artes, foi candidato a vereador na cidade, então por isso todos abraçaram essa homenagem”, disse o vereador Gilson Oliveira em respeito a concessão do título.

“Sem dúvidas é um momento muito especial aqui nessa Casa de Leis receber você, que é uma fonte de inspiração para todos nós. A nossa amizade vem antes da minha vida pública. O respeito e o carinho que você tem pela minha família e que é recíproco. Fico muito feliz de hoje celebrar esses 20 anos do jornal Folha do Pirajuçara”, disse o presidente da Câmara, Hugo Prado, que também destacou a ética profissional e o seu compromisso com a verdade.

“Você é respeitado pelo seu lado profissional, más muito mais do isso. Você é respeitado pelo seu lado humano e o carácter que você tem. Uma pessoa muito integra, justa, uma pessoa que está acima da média. Voto com muito orgulho nesse Título de Cidadão Embuense”, disse o vereador Doda Pinheiro.

Os vereadores também aprovaram a concessão do Título de Cidadão Embuense, apresentado pelo vereador Ricardo Almeida, a educadora Rosemari Lopes da Silva, que é professora de Educação Física e atua junto aos núcleos da terceira idade.

Ainda na ordem do dia os vereadores aprovaram um Decreto de resolução autorizando o Poder Legislativo a doar uma coleção de livros da Biblioteca do Legislativo para a Biblioteca municipal.

De autoria do vereador Luiz do Deposito, os vereadores aprovaram uma Moção de Apelo direcionada ao 36º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo para que haja intensificação no patrulhamento preventivo nas madrugadas nos bairros do município.

ENTREGA DE TÍTULO

Na sessão o vereador Luiz do Depósito entregou o Título de Cidadão Embuense ao sr. Hilarino Ferreira, que recebeu a placa acompanhado de sua esposa. Ele posou para fotos junto aos vereadores antes do encerramento da sessão.

INDICAÇÕES

O vereador Jefferson do Caminhão, em conjunto ao vereador Índio Silva, indicou ao executivo municipal a substituição da iluminação pública da Rua Castanheira, no Jd. Taima.

O vereador Joãozinho da Farmácia indicou ao executivo municipal a revitalização, com construção de vestiários e cobertura da quadra localizada na Rua Antúrios e Rua Bananeira, no bairro Jd. Pinheirinho.

Joãozinho também pediu a oficialização do nome e CEP, com prolongação da rede elétrica para da Rua Graciliano B. Santana, no bairro Engenho Velho; Ele também solicitou a oficialização do número social da rua; Recapeamento da Rua José Simeão Rodrigues Agostinho, no bairro Quinhaú; Recapeamento da Est. Louis Pasteur, no bairro Jd. Pinheirinho; Instalação de rede de água e esgoto e rede elétrica  na Rua Julieta Jacyra Gallo, no bairro Chácaras Lydia;  Oficialização do número social para a comunidade “Zé Mineiro”, no final da Est. Louis Pasteur, no bairro Jd. Pinheirinho; Construção de uma escada hidráulica, canaleta e um muro de contenção com o objetivo de evitar erosões de águas pluviais na Rua Marília, no bairro Jd. Pinheiros.

O vereador Gerson Olegário indicou o prolongamento da iluminação pública na Rua Frei Caneca, no bairro Chácara Embu Colonial.

Gerson também se juntou aos vereadores Doda Pinheiro e Luiz do Depósito para reforma do campo do Jd. Independência, com a melhoria das instalações de vestiário e toda infraestrutura necessária.

(Assessoria de Comunicação)