Vereadores alertam para preços abusivos no comércio local e indicam contato com o Procon para casos comprovados

Vereador Doda e o Procon Embu das Artes em fiscalização a um supermercado local Vereador Doda e o Procon Embu das Artes em fiscalização a um supermercado local Por: Assessoria Vereador

Os vereadores de Embu das Artes estão atentos para possíveis abusos cometidos por comerciantes no aumento dos preços dos produtos como forma de garantir alta arrecadação em tempos de quarentena, devido a pandemia do vírus covid-19 (coronavírus). Em um caso recente de denúncia a um supermercado, o vereador Doda Pinheiro se dirigiu ao local em companhia a equipe do Procon Municipal para investigar.

Com o decreto emitido pelo prefeito municipal, Ney Santos, no dia 17/03 definindo o fechamento de diversos estabelecimentos públicos considerados “não essenciais” como bibliotecas, Centros Culturais, Parque do Rizzo entre outros, apenas comércios para venda de alimentos e os chamados “serviços essenciais” da iniciativa privada [ver imagem] puderam permanecer de portas abertas, adotando algumas medidas de prevenção a proliferação do coronavírus.

Apesar dessa possibilidade de ainda continuarem com portas abertas em operação, denúncias de moradores indicaram que alguns comerciantes começaram a elevar os preços de suas mercadorias abusivamente.

Um desses casos foi acompanhado de perto pelo vereador Doda Pinheiro, que se dirigiu ao supermercado denunciado junto com uma equipe do Procon da cidade. Doda compartilhou uma foto da ação no dia 27 de março com a atuação do Procon no local.

"Após ter recebido várias denúncias de preços abusivos praticados por alguns comércios na cidade, solicitei ao Procon que fosse fazer a fiscalização nos locais. Não vamos permitir que no momento de dificuldade do nosso povo esse tipo de atitude aconteça. Ressalto que sou cliente de um dos supermercados que foi fiscalizado e, de fato, eles aumentaram consideravelmente os preços de alguns produtos, o que é lamentável. O Procon irá tomar as medidas cabíveis, desde a notificação, multa e se for o caso até a interdição do comércio, disse o vereador Doda Pinheiro.

O vereador Índio Silva também alertou a população em suas redes sociais para a importância da denúncia pela população quando observado o aumento abusivo dos preços das mercadorias.

Na publicação, em sua página no Facebook, índio indicou a necessidade da denúncia como forma de proteção ao consumidor “Todos estamos vendo relatos e denúncias referente aos preços abusivos em alguns produtos de extrema necessidade no período que estamos vivendo!  Entre os principais produtos que vêm sofrendo grandes aumentos no preço estão o Álcool em Gel, produtos de limpeza em geral e, até mesmo, alguns alimentos de primeira necessidade”, disse índio em sua publicação.

O Serviço do Procon de Embu das Artes atende pelos números: (11) 96018-0528 ou 95951-2345. Para aberturas de processos é possível acessar os canais: www.consumidor.gov.br / www.procon.sp.gov.br.

(Assessoria de Comunicação)

MEDIDAS VÁLIDAS PARA OS COMÉRCIOS LOCAIS: