Dia histórico na Câmara marca a retomada das sessões presenciais

Nesta quarta-feira (18) aconteceu, na Câmara Municipal de Embu das Artes o que seria a 23ª sessão ordinária da casa e a primeira de forma presencial após todas as restrições impostas para enfrentar a pandemia de Covid-19, mas ocorreu como se esta fosse a cerimônia de posse dos vereadores.

Seguindo todos os protocolos de segurança e respeitando o distanciamento, o uso de álcool em gel e máscaras, o auditório Mestre Gama recebeu familiares, amigos, munícipes e homenageados para um evento histórico, já que a última sessão presencial havia ocorrido em 11 de março de 2020.

Uma cerimônia que contou com a presença do vice-prefeito Hugo Prado, Ely Santos, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Embu das Artes e secretária de Desenvolvimento Social, entre outras autoridades.

Esse período de distanciamento acabou sendo bem exemplificado no discurso do presidente da casa, o vereador Renato Oliveira “Sou o mais jovem presidente da Câmara e hoje vivemos o momento mais difícil e dramático da humanidade, ai perguntei para Deus porque logo na minha vez tinha que ser desse jeito, não tivemos posse e não dava para fazer como sempre foi feito, mas Deus me disse que tempos difíceis fazem pessoas fortes”.

Era nítida a emoção dos vereadores de primeiro mandato em sua primeira sessão presencial, sentimento relatado pelos vereadores como Aline Santos, Abel Arantes, Lucio Costa e Abdan Henrique, mas que contaram com o apoio de vereadores mais experientes como Bobilel Castilho, Gideon Santos, Gerson Olegário e Índio Silva.

Emocionados também ficaram todos os presentes com a demonstração de respeito ao vereador Alexandre Campos, que recentemente perdeu sua esposa, Edna Santos, vítima de Covid-19.

O presidente Renato Oliveira fez questão de homenagear todas as mulheres presentes, entregando um buque de flores a sua irmã, que estava presente.

Os vereadores concederam o Título de Cidadão Embuense aos senhores Afonso Rocha Lemos, Aguinaldo de Jesus Oliveira, Alberto José dos Santos, Sebastião Lopes de Oliveira e Carlinhos do Embu.

A sessão foi ampla e os vereadores votaram também diversas pautas de interesse do município, como: indicação de estudo para a gratuidade no transporte público, por meio do cartão BEM, aos egressos do sistema prisional e pessoas em regime aberto; a instalação de um Bicicletário na Praça Valdelice - Parque Pirajussara na Praça da Juventude - Jardim São Marcos e na Praça da Rua Maringá - Jardim Santo Eduardo, entre outras.

A íntegra das votações pode ser vista clicando aqui.