Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Cássio M’Boy e os artistas do Movimento Modernista

Cássio M'Boy ao lado de sua obra Cássio M'Boy ao lado de sua obra Por: Acervo do artista

No momento em que comemoramos os 100 anos da Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, resgatamos a memória de Cássio M’Boy e dos artistas que pisaram no território embuense naquele período histórico para as artes.

Cássio da Rocha Matos, o Cássio M’Boy, foi o pioneiro dentre os artistas contemporâneos que fizeram a história de Embu das Artes. Era graduado em Sociologia e foi um desenhista, pintor e escultor primitivista. Nasceu em Mineiros do Tietê, SP, em 12 de outubro de 1896, e chegou a Embu em 1920, indo morar na então Rua da Capelinha, hoje Rua da Matriz. Seus traços de formas apuradas fizeram seu talento ser reconhecido internacionalmente, com uma arte erudita com características de caipirismo.

Em sua casa recebia artistas do movimento modernista, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Alfredo Volpi, Yoshia Takaoka e outros. Artistas das mais diversas expressões também passaram a frequentar a casa de Cássio e a conhecer Embu, que foi se consolidando como polo de atração de artistas. Em 1937, ele venceu o 1º. Grande Prêmio na Exposição Internacional de Artes e Técnicas, em Paris.

Cássio ficou conhecido como santeiro, já que fez diversas imagens santificadas, como a de São Lázaro, esculpida em madeira e colocada na capela que hoje é uma das principais atrações turísticas e religiosas da cidade. O premiado artista foi o expoente da escultura, da pintura, do vitral e do desenho entre os anos 1920 e as décadas seguintes, influenciando a arte de Tadakiyo Sakai e de vários outros discípulos. Seu grupo chegou a incluir Solano Trindade e Mestre Assis, anos depois. Faleceu em São Paulo, SP, em 18 de janeiro de 1986.

Hoje, seu nome identifica uma das salas do Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Além disso, seu nome e os dos modernistas que visitavam sua casa foram colocados nas ruas do bairro Cercado Grande.

Viva Cássio M’Boy! Viva o Movimento Modernista de 1922.

Josias Patriolino de Lima

Jornalista (DRT: 88981/SP)