Vereadores aprovam Indicação para que o Centro de Convivência do Idoso seja coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade de Embu das Artes

Por: CMEMBU

Durante a 41ª Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (7), no Plenário Mestre Gama em Embu das Artes, os vereadores aprovaram a Indicação nº 646/2022, de autoria do vereador Gerson Olegário e demais vereadores. Eles indicam ao chefe do Poder Executivo Municipal que o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que hoje é coordenado pela Secretaria De Esporte, passe a ser coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Na cidade, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) atende mais de 1000 idosos com idade acima de 60 anos. Seu objetivo é contribuir para que a população envelheça de uma forma saudável, desenvolvendo a sociabilidade, a autonomia e promovendo o convívio comunitário. A Secretaria de Desenvolvimento Social tem o dever de promover ações diretas e em parceria com outros órgãos públicos para que ocorra a defesa dos direitos humanos e amparo às pessoas, estando dessa forma alinhada com o propósito do CCI.

Câmara aprova Indicação para que o Poder Executivo interceda pelo fornecimento e manutenção gratuita de aparelhos auditivos de pessoas com baixa renda

A Câmara Municipal aprovou a Indicação nº 648/2022, de autoria do vereador Adalto Batista e demais vereadores. Os parlamentares indicam ao chefe do Poder Executivo Municipal para que interceda, junto ao Governo Federal e o Sistema Único de Saúde (SUS), pelo fornecimento e manutenção gratuita de aparelhos auditivos para pessoas de baixa renda, portadoras de deficiência auditiva, residentes em Embu das Artes.

O custo de um aparelho auditivo é alto, não correspondendo a realidade financeira de muitos brasileiros, o que impede diversas pessoas a terem acesso ao recurso. Por se tratar de um problema de saúde pública, e que é dever do poder público a garantia da qualidade de vida da população, o fornecimento e a manutenção gratuita dos aparelhos auditivos se fazem necessários.

É aprovada Indicação para que equipamentos de saúde do município forneçam máscaras gratuitamente aos seus usuários

A Indicação nº 647/2022, de autoria do vereador Adalto Batista e demais vereadores, foi aprovada. Eles indicam ao chefe do Poder Executivo Municipal que autorize a Secretaria Municipal de Saúde a realizar o fornecimento gratuito de máscaras padrão PFF2 aos usuários dos equipamentos de saúde básica do município. Essa medida contribuirá com a prevenção do contágio ao Coronavírus, além de dar assistência a população de baixa renda que não pode custear a máscara de proteção.

Todas as votações podem ser conferidas clicando aqui.

Texto: Rebeca Real (MTB: 93556/SP)

Supervisão e Revisão: Josias Patriolino de Lima (MTB: 88981/SP)

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes