Escola do Legislativo encerra ano de 2023 com sucesso
A Escola do Legislativo de Embu das Artes (ELEA) encerrou o ano de 2023 com um saldo positivo em suas atividades, de acordo com o relatório apresentado no início deste mês. Um resultado comemorado com muito entusiasmo na Câmara Municipal pela diretora da ELEA, professora Gabriela Rocha; pelo coordenador pedagógico, professor Robert Ferrara; e pelo coordenador de projetos, professor Josias Patriolino. Esta foi a primeira vez em que foram realizadas atividades presenciais durante todo o ano, após o início da epidemia do novo coronavírus (Covid-19) em março de 2020.
Neste ano, a Escola do Legislativo realizou cursos de capacitação presenciais e à distância para os servidores, assim como várias atividades para os estagiários e para a comunidade em geral. Como exemplo, foi realizado o curso Língua Portuguesa (incluindo Redação e Literatura da Fuvest), oferecido aos estagiários da Câmara, estudantes do Ensino Médio e do Fundamental, em um total de 120 aulas, de março a novembro, com a formatura de cinco turmas.
O professor Josias Patriolino, coordenador do curso, disse acreditar “ter realizado um trabalho importante na preparação dos estudantes para os processos seletivos e outros exames onde são exigidos bons conhecimentos em Língua Portuguesa e Literatura”, acrescentando que “os resultados logo surgirão”.
Com o Programa Câmara Itinerante, foram realizadas as atividades para a instalação das Câmaras Mirins em duas escolas municipais, com várias reuniões, um curso de capacitação para os professores, acompanhamento dos vereadores mirins em visita à Câmara, e uma sessão de posse e de apresentação de propostas em cada escola.
Na sessão realizada na E. M. Valdelice Prass, em 21 de setembro, no Centro Cultural lotado, tomaram posse os 17 vereadores mirins, sob a presidência da estudante Isabela Mourão de Souza. Da mesma forma, na sessão da E. M. Paulo Freire, em 5 de outubro, na quadra de esportes, a posse se deu sob a presidência da estudante Sabrina Santana.
O presidente da Câmara Municipal, Gilson Oliveira, esteve presente em ambos os eventos ao lado de outros vereadores, recebendo dos estudantes as várias propostas, que vão de salas de informática e de artes à cobertura de pontos de ônibus e à criação de brigadas escolares para a garantia da segurança interna, e que podem ser transformadas em proposições reais, como indicações e projetos de lei.
Foram apresentados para os públicos interno e externo várias palestras e workshops, com excelente conteúdo, com destaque para os workshops A Constituição Cidadã (em novembro) e A Ciência Política (em dezembro), ministrados pelo advogado Gabriel Rocha.
Também foram disponibilizados sete cursos on-line, pelo site institucional, assim como o acompanhamento de visitas de grupos à sede do Legislativo Municipal e a manutenção de convênios com escolas e faculdades da região, entre outras atividades. Estas atividades foram consideradas pelo professor e advogado Felipe José dos Santos, assessor especial da presidência, como importantes na trajetória da Escola do Legislativo na condição de instrumento de formação para os servidores e estagiários da Casa e no contato entre o Poder Público e a comunidade.
Texto: Josias Patriolino de Lima - MTb: 88981/SP
Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes