Brasão de Embu das Artes

Em comemoração aos 65 anos do município, vereadores fazem homenagens

Por: CMEMBU

Na manhã desta quinta-feira (15), na 2ª. Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes, realizada no Plenário Mestre Gama, os vereadores fizeram uma série de homenagens a familiares dos emancipadores e outras figuras importantes do atual cenário político, social e comunitário da cidade, como parte das comemorações pelos 65 anos de emancipação político-administrativa do município.   

A primeira das homenagens foi para Edna Koch, filha do emancipador Dr. Carlos Koch (1909-1973), líder do movimento emancipacionista e presidente da Associação Cívica de Embu (1958-1959), entidade que concentrou as ações voltadas à transformação do então Distrito de Embu em município, pela Lei Estadual nº 5.285, de 18 de fevereiro de 1959.

Em seguida, José Roberto Terassi, ex-vice-prefeito (2001-2008) foi à tribuna, de onde falou sobre a Lei Estadual nº 12.233, a Lei Específica da Represa de Guarapiranga, criada por ele em 2006, e os reflexos positivos desta Lei para a cidade e a região.  

Logo depois, nove dos vereadores entregaram a Medalha de Mérito Cívico 18 de Fevereiro aos seus homenageados, sendo os seguintes os nomes indicados: 

Adalto Batista (PSDB) – para Maria Aparecida Correa, artista plástica

Alexandre Campos (PRD) – para Júlio César Lucindo de Carvalho, educador físico 

Abidan Henrique (PSB) – para Raimundo Nonato de Azevedo Neto

Betinho Souza (PSD) – para Dimas Souza Silva, líder comunitário

Ricardo Almeida (Republicanos) – para o Grupo Vício tem Cura

Dedé (Republicanos) – para Daniel Mathias de Camargo

Índio Silva (Republicanos) – para Valdete Calixto dos Santos, da Pastoral da Criança

Sander Castro – para Telma Tavares Machado, do projeto Capoeira na Praça

Gílson Oliveira (Republicanos) – para sua esposa, Dona Adilza Barbosa de Oliveira; e para Dra. Letícia de Cássia Albanesi, procuradora legislativa, representando os servidores da Câmara Municipal

Lúcio Costa (MDB) – para a deputada federal Ely Santos (Republicanos-SP)

 

A deputada Ely Santos também utilizou a tribuna para destacar suas ações em prol da cidade. A tribuna ainda foi utilizada pelo pastor Daniel Outeiro, representando o Colégio Adventista de Pirajuçara. 

 

Vereadores aprovam homenagens com títulos de Cidadãos Embuenses das Artes

Na sequência da Sessão, os vereadores aprovaram a entrega do título de cidadania honorária a cinco homenageados. O primeiro deles foi o deputado estadual Oséias de Madureira (PSD-SP), que recebeu o título de Cidadão Embuense das Artes em proposição do vereador Gílson Oliveira, presidente da Câmara, pelo Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2024. 

A mesma honraria foi aprovada para o médico Eudo José Nery de Andrade Neto (Projeto de Decreto Legislativo nº 103/2023, de autoria do vereador Gerson Olegário-Avante), para o líder comunitário Ednilson Andrade Raimundo (Projeto de Decreto Legislativo nº 104/2023, de autoria do vereador Rogério Tifu-MDB), para o também líder comunitário William Viana da Silva (Projeto de Decreto Legislativo nº 105/2023, também de Rogério Tifu) e para o enfermeiro aposentado Antônio Luiz de Souza, o Grego (Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2024, de autoria do vereador Índio Silva).

 

São aprovados Projeto de Lei que cria o Jardim Fazenda Atalaia e várias indicações

Entre outras matérias, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 01/2024, de autoria do prefeito Ney Santos (Republicanos), criando oficialmente o Jardim Fazenda Atalaia. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 105/2023, de autoria do vereador Adalto Batista, nomeando uma travessa da Rua Santa Catarina, no Jardim Sílvia, como Travessa Geraldo Correa (1919-1988).

O ginásio poliesportivo do Jardim Independência teve seu nome alterado para Agenor Pereira dos Santos (1952-2023), com a aprovação do Projeto de Lei nº 01/2024, de autoria do vereador Gerson Olegário. 

Várias indicações também foram aprovadas na mesma Sessão, com autoria dos vereadores Gerson Olegário, Rogério Tifu, Índio Silva, Gílson Oliveira, Joãozinho da Farmácia (PL), Adalto Batista, Alexandre Campos (PRD), Dedé, Betinho Souza, Abel Arantes (PL) e Ricardo Almeida. 

 

Todas as votações podem ser conferidas clicando aqui.

 

Texto: Josias Patriolino de Lima - MTb: 88981/SP 

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes