Brasão de Embu das Artes

Vereadores lembram Dia da Mulher; Cristiano Mendes assume vaga de vereador

Por: CMEMBU

Na manhã desta quarta-feira (6), na 5ª. Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes, realizada no Plenário Mestre Gama, os vereadores lembraram o Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado nesta sexta-feira (8). Além disso, foi lembrado o Março Lilás e sua campanha pelo combate ao câncer de colo do útero e outras patologias. Vereadores como o presidente Gílson Oliveira e Ricardo Almeida (ambos do Republicanos) falaram sobre a campanha, no que foram acompanhados pela vereadora Aline Santos (MDB), que teve aprovada sua Indicação nº. 01/2024, que solicita ao prefeito estudos para a implantação de um centro de referência à saúde da mulher na região do Jardim Santa Tereza. 

Aline Santos ainda apresentou outras proposições, que foram aprovadas: a Moção de Pesar nº 04/2024, pela morte de Yasmin Santos Gama, 18 anos, vítima de meningite; e a Moção de Pesar nº 05/2024, pela morte do adolescente Pablo Oliveira dos Santos, 13 anos, após ser engolido por um bueiro no Jardim Mimás, em 28 de fevereiro. 

A Sessão também serviu para a posse oficial de Cristiano Mendes (PDT) como novo vereador, o 150º parlamentar a assumir uma cadeira na Câmara Municipal. O vereador utilizou a tribuna para falar de sua trajetória de vida e seu trabalho social e político. Na mesma ocasião, Joãozinho da Farmácia anunciou sua saída do PL e filiação ao DC.

 

Novos Cidadãos Embuenses das Artes são homenageados pela Câmara Municipal

Quatro novos cidadãos serão homenageados como o título de cidadania honorária. Os vereadores aprovaram os Projetos de Decretos Legislativos nºs. 03/2024 e 06/2024, de autoria de Leandro de Souza (Betinho, PSD), que tornam Cidadãos Embuenses das Artes o servidor público Márcio Andrade e a artista e professora Iva Pinheiro dos Santos Silva. 

Também foram aprovados o Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2024, de autoria do vereador Sander Castro (Podemos), outorgando o mesmo título ao líder comunitário Antônio da Conceição; e ainda o Projeto de Decreto Legislativo nº 07/2024, de autoria de Alexandre Campos (PRD), dando a mesma honraria a Jonathas dos Santos Oliveira, ex-jogador de futebol. 

 

Vereadores aprovam Indicações que beneficiam diversos bairros da cidade

O vereador Sander Castro apresentou sete Indicações, todas aprovadas, visando beneficiar vários bairros da cidade, como o Jardim Vazame, Jardim Sadie, Chácaras Marajoara, Jardim São Marcos e Jardim Nossa Senhora de Fátima. Entre as Indicações, destaque para o pedido de uma creche de período integral no Jardim Santa Clara e a construção de moradias populares do Jardim Santa Tereza. 

Outros vereadores também tiveram Indicações aprovadas. Entre as proposições, uma das Indicações de Bobilel Castilho, a de nº 65/2024, pede a implantação de uma Casa do Autista no município. Alexandre Campos e Ricardo Almeida pediram a implantação de musicoterapia no Centro Especializado de Reabilitação (CER). Rogério Tifu (MDB) pediu uma nova quadra na Escola Municipal Reynaldo de Ramos Saldanha da Gama, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. E Lúcio Costa (MDB) solicitou reformas no campo de futebol do Jardim Sílvia, além de uma academia pública e quadra de beach tennis em seu entorno. Também foram aprovadas Indicações de Adalto Batista (PSDB), sobre um muro de arrimo para o Jardim Sadie; e Abel Arantes (PL), sobre melhorias na coleta do lixo e ventiladores para o velório do Cemitério do Rosário. 

 

O vereador Betinho Souza apresentou a Moção de Repúdio nº 03/2024, contra a exploração sexual de crianças na Ilha de Marajó. A Moção também foi aprovada.

 

Todas as votações podem ser conferidas clicando aqui.

 

Texto: Josias Patriolino de Lima - MTb: 88981/SP 

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes