Vereadores requerem informa??es sobre Pr?-Habita??o e esclarecem uso de carros oficiais

Vereadores requerem informa??es sobre Pr?-Habita??o e esclarecem uso de carros

Vereadores dialogam com skatistas que querem uma pista no parque Francisco Rizzo (regi?o central) Vereadores dialogam com skatistas que querem uma pista no parque Francisco Rizzo (regi?o central) Por: Adilson Oliveira-CMETEA

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram um requerimento, cinco indicações, dois projetos de decreto legislativo e uma moção de pesar na sessão na quarta-feira, dia 18, que teve também tribuna popular e foi classificada pelo presidente Ney Santos (PSC) como “muito produtiva”, sem deixar de ser marcada por “pinga-fogos”. Um grupo de skatistas adentrou a Câmara de repente durante os trabalhos em plenário e reivindicou a implantação de uma pista de skate na cidade.

O requerimento ao presidente da Companhia Municipal Pró-Habitação, João Honório, para informar a relação dos servidores, cargos, salários e atividades que desenvolvem no empenho das funções, dividiu os vereadores. Doda Pinheiro (PT), João Leite (PT), Edvânio Mendes (PT) e Gilvan da Saúde (Pros) votaram contra, ao dizer que Honório atenderia a Casa sem precisar ser convocado. “Sabemos o poder de um requerimento, é uma cutucada e pressão política”, disse Edvânio.

Autor da proposição, o presidente disse que a decisão de apresentar o requerimento é uma prerrogativa do vereador e que atendia o anseio da população. “Não estou aqui dizendo que vamos expor o secretário, estamos fazendo a nossa parte, somos o fiscal do povo, e o povo cobra na rua todo dia transparência”, disse Ney Santos. Com o voto favorável dos demais vereadores, o requerimento foi aprovado por nove votos – Luiz do Depósito (PMDB) estava ausente por motivo de saúde.

Os vereadores também se manifestaram sobre o aluguel de 11 carros oficiais e defenderam que o uso é necessário para a atuação parlamentar – quatro vereadores optaram por não utilizar o veículo. “Quem tem de dizer que está certo ou errado é o Tribunal de Contas, que fiscaliza muito bem. O carro hoje para os vereadores não é uma regalia nem luxo, é um mal necessário. O contrato de locação está disponível para quem quiser ver e comprovar a lisura”, disse Ney Santos.

Jefferson do Caminhão (PR) disse que o vereador pode fazer “mil protocolos, mas se não sair para fiscalizar não adianta nada, o carro não é luxo”. João Leite disse que tem vereança intensa que exige veículo e garantiu que “ninguém vai me ver no carro da Câmara no shopping ou fazendo compras”. Doda Pinheiro declarou que vai fazer o uso do carro porque precisa para o mandato. “Agora, vou pedir a identificação dos carros como uso exclusivo em serviço, que é o correto”, afirmou.

Após as votações, os vereadores dialogaram no plenário com os skatistas da UGJ e assumiram defender a reivindicação de construção de uma pista de skate no parque Francisco Rizzo. Clidão do Táxi (PC do B) disse que conversaria com o prefeito Chico Brito para receber os jovens. Pedro Valdir (PSD) anunciou o compromisso de conseguir recurso de emenda parlamentar para a obra. “O prefeito está com orçamento apertado, mas vamos resolver o problema dentro de 10 meses”, disse.

INDICAÇÕES
Entre as indicações, o vereador João Leite solicitou do governo municipal instalação de academia de ginástica na rua Eunice esquina com Figueira Branca, no Jardim Santo Eduardo. O vereador Carlinhos do Embu (PSC) pediu implantação de guias e pavimentação na rua Dr. João Marques Maurício, no Parque Industrial. Os vereadores Ney Santos, Rosana do Arthur (PMDB) e Clidão do Táxi indicaram a construção de base da Guarda Municipal no Jardim Pinheirinho.

Ney Santos, Clidão do Táxi e Rosana do Arthur também solicitaram do Executivo, em caráter de urgência, a construção de uma creche no Itatuba. Ney Santos e Jefferson do Caminhão (PR) tiveram aprovados dois projetos de decreto legislativo que concedem título de “Cidadão Embuense” ao pastor Israel Elias Mello e a Vera Lúcia Gonzaga de Mello. O vereador Pedro Valdir (PSD) apresentou moção de pesar pela morte do Imigrante japonês Tokusuke Ota, aos 96 anos, em São Paulo.