C?mara realiza sess?o solene em homenagem ao M?s da Mulher

Convite Convite Por: Arte - Gabriela Rocha

No penúltimo dia deste mês de março (dia 30) a Câmara Municipal de Embu das Artes realizará uma sessão solene especial, dedicada às mulheres e sua importância na sociedade atual. Como de costume, o Poder Legislativo destaca algumas personagens marcantes na história do município, como, por exemplo, nossas atuais representantes femininas no exercício da vereança, as vereadoras Dra. Bete e Rosângela Santos.

A sessão encerra o mês dedicado a luta de muitas mulheres na busca por seus direitos e pela igualdade de gênero. Dia 8 de março é mundialmente reconhecido como o Dia Internacional Da Mulher por simbolizar a luta de operárias em diferentes momentos da história. O caso mais emblemático da história ocorreu em 1911 quando 146 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados em um incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque, em 25 de março daquele ano. Proprietários de fábricas da época adotavam a postura de trancarem seus operários durante o expediente para contenção de greves e isso impossibilitou que houvesse fuga dos trabalhadores na hora do incêndio.

A data 8 de Março foi somente reconhecida e promulgada como o Dia Internacional da Mulher após a 2º Guerra Mundial em virtude de uma greve de mulheres russas. EM 1960 a data já se consolidava como Dia Internacional da Mulher. A ONU passou a adotar a data de 8 de Março como Dia Internacional da Mulher em 1975.

Apesar do constante apelo pelas conquistas e lutas de mulheres que ainda buscam igualdade e reconhecimento, no Brasil e no mundo há uma triste realidade de violência doméstica e de desigualdade em questões sociais e políticas para o gênero.

No Rio de Janeiro, uma pesquisa em 2015 evidenciou que 71% das mulheres vítimas de violência não denunciam o crime.
Um dado alarmante para a sociedade foi obtido após uma pesquisa pelo DataFolha que indicou que cerca de 33% da população entrevistada acreditam que a vítima é culpada pelo estupro. E 65% dos 3.625 entrevistados (pesquisa realizada em 217 municípios) tem medo do abuso sexual.

Dados do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que foram registrados 47.646 casos de estupro em todo o país em 2014, o que significa um estupro a cada 11 minutos.

Serviço:

Sessão Solene - Importância do papel da mulher na sociedade atual
Data: Quinta-feira, dia 30 de Março
Local: Plenário da Câmara Municipal (Marcelino Pinto Teixeira, 50)
Horário: Às 18

Fontes: