Brasão de Embu das Artes

Escola do Legislativo participa de Encontro da APEL em Monte Mor

Por: CMEMBU

Nesta quinta-feira, 8 de maio, a Escola do Legislativo de Embu das Artes (ELEA) participou do 15º Encontro da Associação Paulista de Escola de Legislativo e de Contas (APEL). O Encontro teve início às 8h30 e ocorreu na Câmara Municipal de Monte Mor, próximo a Campinas, contando com a presença e participação de membros de dezenas de Escolas de Legislativo de todo o estado de São Paulo. A direção dos trabalhos ficou com Nely Castanheira (da Câmara Municipal de Campinas - ELECAMP) e de Márcio Ramos e Gisele Cristina Pereira (Cãmara de Monte Mor - ELEMMOR), além do presidente da APEL, Adalberto Graciano (Taboão da Serra). 

 

O tema do Encontro foi a Comunicação Institucional – novos rumos para a transparência e a aproximação popular. Como palestrantes do dia, tivemos Rodrigo Galdino Ferreira (da Câmara Municipal de Monte Mor, jornalista, mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) e Vinícios Felizatti Franzoni (de Araras, graduado em Rádio e TV e pós-graduado em Gestão de Marketing), além de Rubens Pazinato e Geovana da Hora (de Itapevi).  

 

 

As escolas legislativas de Monte Mor, Embu Guaçu, Itapevi, Miracatu, São José do Rio Pardo, Campinas e de Carvalhópolis (esta, de Minas Gerais)  fizeram a exposição de projetos de destaque realizados em seus municípios. O professor Josias Patriolino, da Escola do Legislativo de Embu das Artes, também apresentou um projeto, este tendo como tema o Curso de Produção Textual Acadêmica, em andamento na Câmara Municipal. Trata-se de um projeto de iniciação científica voltado a estagiários e servidores da Câmara, com orientações sobre a elaboração de um artigo científico ou outros trabalhos acadêmicos, geralmente construídos nos cursos de graduação e de pós-graduação. Os temas que estão sendo desenvolvidos devem preferencialmente falar sobre atividades da Câmara ou da Prefeitura, ou ainda sobre a história da cidade e de personagens desta história.    

 

Como parte do Encontro, foi eleita a nova diretoria da APEL, para o mandato 2025-2027, que terá como presidente Nely Castanheira (Campinas) e como vice-presidente Adalberto Graciano (Taboão da Serra e que era o presidente até então). A posse de deu logo em seguida. Nely Castanheira apresentou seu plano de trabalho para o biênio, que conta com inovações nas áreas de comunicação e nas diretorias regionais, além da proposta de alterações no Regimento Interno, entre outras mudanças. O 16º. Encontro da APEL está programado para ocorrer em 17/10/2025. A nova presidente apresentou sua própria cidade, Campinas, para sediar o próximo encontro (a cidade foi sede do 12º. Encontro, em outubro de 2023). O evento foi encerrado às 17h15, com a leitura da Carta de Monte Mor, um documento que mostra os objetivos e os resultados do Encontro. 

 

Texto: Josias Patriolino de Lima - MTb: 88981/SP 

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes