Câmara emite nota de pesar - Adelino Ramos Júnior (1944-2025)
Adelino Ramos Júnior (1944-2025)
.png)
Adelino Ramos de Oliveira Junior foi um dos principais artistas plásticos de Embu das Artes, especialista na escultura em pedra e madeira. Nasceu em Itapetininga, interior de São Paulo, em 22 de fevereiro de 1944, em uma família de artistas. Veio para São Paulo em meados da década de 1960, e foi expositor na Feira da Praça da República por cerca de cinco anos, e depois na Feira de Embu das Artes, onde chegou no final da década de 1960. Entre seus trabalhos principais está a Festa Junina (pau de sebo), um trabalho sobre o nosso folclore e um dos mais pedidos.
Faleceu nesta terça-feira, 9 de setembro de 2025, aos 81 anos de idade. O fato deixa consternados todos os artistas da cidade. O presidente da Câmara Municipal, verador Abel Arantes (Solidariedade) e todos os demais vereadores se unem à dor da família enlutada, aos amigos, aos artistas e à toda a comunidade embuense com os votos de profundo pesar.
Com esta sua partida, de acordo com o também artista plástico Renato Gonda, “agora mais leve, subirá com tranquilidade em seu longo pau de sebo, ao encontro de tantos amigos e amigas artistas para uma eterna festa das artes e da história de Embu”.
O velório será realizado hoje, quarta-feira, no Cemitério do Rosário, à Avenida Elias Yazbek, 1713, a partir das 14h. O sepultamento será às 16h, no mesmo local.
Prof. Josias Patriolino de Lima
Jornalista DRT 88981/SP – Historiador DRT 00306/SP
com a colaboração de Vinícius Lopes Almeida e Jaqueline de Sousa Silva
Escola do Legislativo de Embu das Artes