Brasão de Embu das Artes

Morre artista plástico Jovino Gama, aos 69 anos

O artista Jovino Gama O artista Jovino Gama Por: Divulgação

Jovino Almeida da Gama era artista plástico, trabalhando com escultura em madeira e com pintura naïf. Nasceu em 1952, em Laje de Muriaé, MG, e conta que aprendeu com o pai, Valdevino Sabino da Gama, o Mestre Gama, a trabalhar rápido com escultura em madeira. Veio para Embu aos 10 anos de idade, e expunha suas obras desde 1967. Seus trabalhos eram produzidos em cedro, mogno, canela, ipê e peroba. Alguns destes trabalhos estão em outros países, como o Japão e a França. 

Da mesma forma que seu pai, era um incentivador do folclore, especialmente na preservação da dança do mineiro-pau, trazida lá de Minas Gerais. E, como muitos artistas brasileiros, J. Gama do Embu – como também assinava suas obras – não escondia o desapontamento pela falta de apoio e pelas dificuldades que tinha que enfrentar para sobreviver só da arte. Por isso, trabalhou dez anos como segurança e depois passou a garantir parte do sustento na construção civil. 

Ainda assim, participou de diversas exposições e outros eventos artístico-culturais na cidade e na região. Destaque para suas participações no Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes e no Revelando São Paulo (em várias cidades do Estado). No ano passado, Jovino esteve no 1º. Salão Paulista de Arte Naïf, que ocorreu no Museu de Arte Sacra de São Paulo e no Museu de Arte de Socorro, incluindo vários artistas de Embu das Artes. Em 9 de maio de 2018, recebeu da Câmara Municipal uma Moção de Aplausos e Congratulações pelo conjunto da obra, apresentada pelo então vereador Carlinhos do Embu.

Jovino Gama faleceu no domingo passado, 6 de março, aos 69 anos de idade, vítima de um infarto agudo do miocárdio. O nome de seu pai, o Mestre Gama, identifica o plenário de nossa Câmara Municipal.  

 

Josias Patriolino de Lima

Jornalista DRT 88981/SP

Historiador DRT 00306/SP

Escola do Legislativo de Embu das Artes