Escola do Legislativo realiza palestra abordando “Novo Ensino Médio” e mercado de trabalho

Aula foi voltada para os estagiários da Casa

Por: CMEMBU

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes realizou, no dia 25 de novembro de 2022, uma Mentoria para Educação Profissional. A palestra foi voltada aos estagiários da Casa e teve como objetivo auxiliar os alunos em suas escolhas profissionais, além de apresentar as possibilidades de formação técnica hoje existentes no país.

O curso foi criado e ministrado pelo servidor da Câmara de Embu das Artes, Adailton Simplício, em parceria com a Escola do Legislativo. Josias Patriolino, também servidor da Casa, contribuiu como palestrante no segundo horário.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino médio já está sendo implantado no país e deve permitir que os alunos tenham novas abordagens, incluindo a ideia do “Projeto de Vida”, que ajuda o aluno a  decidir em qual carreira deseja ingressar, além de dar a possibilidade de sair do Ensino Médio já com uma formação técnica.

Conforme explica Adailton Simplício: “no antigo Ensino Médio, o aluno deveria cumprir uma determinada carga horária e, se aprovado, sairia da escola com o diploma de Nível Médio; já nessa nova modalidade, o aluno tem a possibilidade de sair já com o certificado de Curso Técnico”.

Além disso, Simplício comentou sobre a possibilidade de enfoque em determinadas matérias, para o estudante que já decidiu qual carreira de nível superior escolher:

“o aluno também pode optar por aprofundar os estudos em matérias correspondentes ao Curso Superior que deseja seguir. Por exemplo, alguém que quer fazer Engenharia-Civil pode ter um aprofundamento de base de seiscentas horas em matérias como matemática e física, sem deixar de lado as matérias curriculares básicas. Apenas a ênfase mudaria nesse caso”.

A Escola do Legislativo oferece cursos gratuitos para servidores da Casa e para o público em geral. Para se inscrever nos cursos de EAD, clique no link.

Marcos Sales

MTB: 78087/SP