Brasão de Embu das Artes

Câmara Municipal vai homenagear emancipadores

A Câmara Municipal de Embu das Artes irá homenagear os emancipadores do município, como parte das comemorações do aniversário de 64 anos de sua emancipação político-administrativa. A cerimônia se dará na 4ª. Sessão Ordinária, que será realizada em 23 de fevereiro, às 10h, no Plenário Mestre Gama. 

Embu das Artes conta com 469 anos de idade, a partir da carta atribuída a Pero Correia, de 18 de julho de 1554, que fala de detalhes sobre a antiga aldeia de M’Boy, mas, a data mais lembrada na cidade é 18 de fevereiro de 1959, quando foi assinada a Lei Estadual nº 5.285, transformando em município o então distrito de Embu, que fazia parte de Itapecerica da Serra. Desde então, Embu já contou com oito prefeitos, desde Annis Neme Bassith (1927-2022) a Ney Santos, passando por Joaquim Mathias de Moraes, o Quinzinho, que foi prefeito por três mandatos. A cidade também já teve 148 vereadores. 

 

Medalha 18 de Fevereiro

A Medalha de Mérito Legislativo 18 de Fevereiro foi instituída em 2018, e é destinada pelos vereadores a pessoas que tenham contribuído para o município, com a prestação de serviços relevantes. Esta condecoração foi entregue em 2018 e em 2020, e ocorrerá novamente neste ano, desta vez, na 4ª. Sessão Ordinária.  

 

Homenagens da Prefeitura

Como parte das comemorações, será inaugurada, neste sábado (18), a unidade do Poupatempo, na Avenida Rotary. No mesmo local, funcionarão a Subprefeitura e as Secretarias de Educação e de Trabalho e Emprego. Também serão reinauguradas as escolas municipais reformadas CED Armando Vidigal, de atendimento a alunos com necessidades especiais, e Jatobá, escola infantil. 

Entre as homenagens à cidade, a Prefeitura incluiu o Carnanejo, evento que coincide com o Carnaval embuense, trazendo importantes nomes do cenário artístico nacional para a cidade, entre estes, Fernando & Sorocaba, Barões da Pisadinha e Eduardo Costa. Os shows irão acontecer no Parque do Lago Francisco Rizzo, de 17 a 21 de fevereiro, e os espectadores devem entregar um quilo de alimento não perecível. 

 

Texto: Josias Patriolino de Lima (MTB: 88981/SP)

Supervisão e Revisão: Marcos José de Sales Junior (MTB: 78087/SP)

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes