Brasão de Embu das Artes

Aprovada Indicação para mudanças no atendimento de pessoas com mobilidade reduzida nas UBSs

Por: CMEMBU

Nesta quarta-feira (1), durante a 5ª Sessão Ordinária, realizada na Câmara Municipal de Embu das Artes, foi aprovada a Indicação nº 08/2023, de autoria do vereador Sander Castro, que indica ao prefeito, por meio da Secretaria da Saúde, que sejam aplicadas medidas preventivas e infraestrutura adequada para o pronto atendimento de pessoas com mobilidade reduzida, principalmente pacientes com obesidade grau III que procuram auxílio nas UBSs, USFs e UPAs. 

Considerando que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, é imprescindível que os espaços de atendimento público tenham acessibilidade para a população. Segundo dados revelados pela Pesquisa Vigitel em julho de 2019, a obesidade afeta hoje 55,7% dos brasileiros, estimando-se ainda que entre 0,5 a 1% da população tem obesidade grau III ou obesidade mórbida. Por isso, é de extrema importância que sejam feitas as adequações nas unidades de saúde.  

 

Indicação para que seja feita a aderência ao Programa VidAtiva é aprovada  

Os vereadores aprovaram a Indicação nº 19/2023, de autoria do vereador Sander Castro. Ele indica ao prefeito que sejam feitos estudos para a aderência ao Programa VidAtiva, por meio da Secretaria Estadual de Esportes, para que pessoas acima de 60 anos de idade tenham direito a descontos em academias, clubes e espaços credenciados que forneçam atividades físicas no município de Embu das Artes. 

O Programa é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes e integrante do Programa Bolsa do Povo. Através dele, pessoas na referida faixa de idade, que tenham renda familiar per capita de até três salários mínimos, recebem um cartão magnético vinculado ao pagamento de academias e clubes com atividades específicas, com valor pré-pago de até R$ 100,00 por mês para pagamento aos estabelecimentos. 

 

Vereadores aprovam Indicações para a regularização fundiária de conjuntos habitacionais 

Entre outras pautas, foram aprovadas diversas Indicações, todas de autoria do vereador Dedé. O parlamentar indica ao chefe do Poder Executivo que sejam feitos estudos para a regularização fundiária nos seguintes conjuntos habitacionais: Parque São Marcos (Jardim Jurema), Pombas Botucatu 1 (Jardim São Vicente), Vila dos Pássaros (Pirajussara), Parque das Chácaras 1 (Chácaras Caxingui), Parque das Chácaras 4 (Jardim da Luz), Parque das Chácaras 3 (Jardim da Luz), São Marcos-Baviera (Chácaras Caxingui), Pombas Botucatu 2 e Pombas Botucatu 3 (ambos na região do Paranapanema). 

Todas as votações podem ser conferidas no site clicando aqui.  

 

Texto: Rebeca Real – MTb: 93556/SP 

Supervisão e Revisão: Josias Patriolino de Lima – MTb: 88981/SP 

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes