Brasão de Embu das Artes

Aprovada indicação para a criação de abrigo para animais de pessoas em situação de rua

Por: CMEMBU

Nesta quarta-feira (24), foi aprovada, durante a 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes, a Indicação nº 187/2023, de autoria do vereador Abel Arantes. Ele indica ao chefe do Poder Executivo Municipal a criação de um abrigo para os animais de estimação das pessoas em situação de rua, enquanto estas estiverem acolhidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS - Centro POP). 

O Centro POP oferece, durante o dia, higienização, alimentação, regularização de documentos, contato com as famílias, qualificação profissional, encaminhamento para entrevistas de emprego e assessoria jurídica às pessoas em situação de rua. No período noturno, o local disponibiliza o albergue para a acomodação desta população. Considerando que muitas pessoas deixam de procurar essa assistência por não possuir um espaço para deixar seus animais de estimação, a indicação para a criação de um abrigo ampliaria o número de beneficiados. 

 

É aprovada Indicação para que comunidade autista utilize a piscina da Escola Municipal Paulo Freire para fins hidroterapêuticos  

A Indicação nº 215/2023, de autoria dos vereadores Alexandre Campos, Aline Santos, Dedé e Gideon Santos, também foi aprovada. Os parlamentares indicam ao prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, que a piscina da escola Professor Paulo Freire seja disponibilizada para que a comunidade autista do município a use com fins hidroterapêuticos, contando, inclusive, com a assistência de profissionais das áreas de saúde e/ou da educação física. 

A prática de esportes aquáticos promove mais qualidade de vida para as pessoas. Além de melhorar a condição física, contribui para a obtenção do equilíbrio emocional e corporal. A hidroterapia produz relaxamento para o paciente e propicia êxitos nos movimentos musculares. Considerando que não será necessário criar novas estruturas, mas sim, utilizar as que já existem ou fazer pequenas adaptações em material de trabalho e em recursos humanos atuais, a autorização para que a piscina seja utilizada pela comunidade autista traria grandes benefícios para os munícipes.  

 

Vereadores aprovam indicação para que Embu das Artes seja inclusa no Programa Eficiência Energética da distribuidora ENEL 

Os vereadores aprovaram a Indicação nº 213/2023, de autoria dos parlamentares Adalto Batista e Aline Santos. Eles indicam que o Poder Executivo Municipal interceda junto a ENEL Distribuição São Paulo para que o município de Embu das Artes seja incluso ao Programa Eficiência Energética da distribuidora (ENEL), com a implementação de árvores solares no Parque Francisco Rizzo, Terminal Rodoviário de Embu das Artes, na futura Praça da Cidadania e nos principais equipamentos de atendimento público do município. 

As árvores solares possuem um design semelhante a uma planta natural e, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, estas capturam a energia solar e a convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB para celulares, tablets, notebooks e, até mesmo, bicicletas e patinetes elétricos. A concretização da medida inseriria Embu das Artes na Agenda 2030 das Nações Unidas com o ODS 7–Energia Limpa e Acessível e com o ODS 9–Inovação de Infraestrutura. 

 

Parlamentares aprovam Moção de Repúdio aos insultos racistas direcionados ao jogador de futebol Vinícius Júnior  

No último domingo (21), em uma partida de futebol no estádio Mestalla, na cidade de Valência, na Espanha, o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, sofreu ataques racistas por parte da torcida presente no local. Este novo caso teve grande repercussão, e, através da Moção de Repúdio nº 31/2023, de autoria do vereador Bobilel Castilho, os vereadores lamentaram o episódio, prestaram apoio ao jogador e demonstraram indignação com a situação. 

 

Todas as votações podem ser conferidas clicando aqui.  

 

Texto: Rebeca Real - MTb: 93556/SP 

Supervisão e Revisão: Josias Patriolino de Lima - MTb: 88981/SP 

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes