Brasão de Embu das Artes

Projeto Câmara Itinerante realiza 1ª sessão da Câmara Mirim na Escola Municipal Valdelice Prass

Por: CMEMBU

Nesta quinta-feira (21), aconteceu, na Escola Municipal Profa. Valdelice Aparecida Medeiros Prass, a 1ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim, como parte do Projeto Câmara Itinerante, uma idealização do vereador Renato Oliveira, enquanto presidente do Poder Legislativo, realizada pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes. A inciativa tem como objetivo o ensino de cidadania nas unidades de ensino através da capacitação de professores e da formação dos vereadores mirins. 

Representando a Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Gílson Oliveira (presidente em exercício), Betinho Souza, Alexandre Campos, Gérson Olegário, Ricardo Almeida, Dedé, Adalto Batista e Rogério Tifu. Na presença do secretário de Educação Clecius Romagnoli e acompanhados pela equipe da Escola do Legislativo, pelo diretor Hernani Romano e coordenação pedagógica, os 17 vereadores mirins se reuniram no Centro Cultural da escola e realizaram a Sessão Ordinária, dirigida pela presidente Isabela Mourão e pela 1ª Secretária da Mesa, Júlia Souza. Foi lido o resumo das matérias, seguindo-se o Expediente, Tribuna Popular e a Ordem do Dia. 

Os vereadores mirins, junto de seus instrutores, elaboraram propostas que foram discutidas nesta 1ª Sessão Ordinária, sendo entregues ao vereador Gílson Oliveira, para que sejam transformadas em proposições oficiais. Todas as medidas foram votadas e aprovadas:

Moção de Aplausos e Congratulações nº. 01/2023, em homenagem a diversos profissionais com atuação na escola; 

Projeto de Lei nº 01/2023, que dispõe sobre a construção de um Hospital Geral no município, que inclua todas as especialidades médicas;  

Projeto de Lei nº 02/2023, que dispõe sobre a implantação de torre de Internet e chip para os estudantes;  

Projeto de Lei nº 03/2023, que dispõe sobre a cobertura, iluminação e acessibilidade nos pontos de ônibus;  

Projeto de Lei nº 04/2023, que dispõe sobre a implementação de brigadas escolares, visando a segurança e o bem-estar dos estudantes; 

Projeto de Lei nº 05/2023, que dispõe sobre polos de formação no município para suprir a dificuldade de locomoção dos estudantes. 

A política está presente na vida de todos e é de suma importância que desde cedo tenhamos essa compreensão. Com o Projeto da Câmara Itinerante os menores terão a educação necessária para que se tornem cidadãos conscientes de suas responsabilidades e direitos.  

No dia 5 de outubro, às 14h, o Projeto estará na Escola Municipal Paulo Freire (Estrada de Itapecerica a Campo Limpo), com a instalação de mais uma Câmara Mirim. Todos estão convidados para prestigiar esse momento marcante na vida dos estudantes.  

 

Texto: Rebeca Real - MTb: 93556/SP 

Supervisão e Revisão: Josias Patriolino de Lima - MTb: 88981/SP 

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes