Brasão de Embu das Artes

Professora Cleusa Oliveira tem seu nome colocado em escola municipal

Por: CMEMBU

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19 de março, no Plenário Mestre Gama, a 7ª. Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes. Na ocasião, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 36/2025, apresentado por Abidan Henrique da Silva (PSB) e outros 10 vereadores. Com a nova lei, a antiga Escola Municipal São Marcos, no Jardim dos Moraes, passa a ser denominada Escola Municipal Professora Cleusa Oliveira Costa. 

Cleusa Oliveira (26/09/1971–03/03/2025) era professora da rede pública de ensino municipal e integrava o Conselho Municipal de Educação (CME), o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-FUNDEB) e o Fórum Municipal de Educação, todos em Embu das Artes, além da militância em outros espaços sociais e comunitários. Em 2024, foi candidata a vereadora. Nasceu em São Paulo, Capital, e faleceu em Mongaguá, no litoral paulista, aos 53 anos de idade, recebendo da Câmara Municipal de Embu das Artes, em 6 de março, uma moção de pesar por seu falecimento.  

Destacamos ainda que Cleusa Oliveira era educadora, com 20 anos de experiência no magistério, moradora conhecida de Embu das Artes há 38 anos, mãe de três filhos e avó. Era pedagoga e pós-graduada em Psicopedagogia, com especialização em Educação de Pessoas com TEA e Outros Transtornos e Deficiências. 

Cleusa não foi apenas uma professora, foi uma inspiração, uma luz, para tantos alunos, colegas e amigos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Durante sua carreira na educação, testemunhou as necessidades críticas dentro das escolas, e fez o seu melhor, para um bom desempenho dos alunos e também dos professores da cidade de Embu das Artes. 

A professora Cleusa, com sua paixão pelo ensino e seu compromisso com o desenvolvimento dos alunos, se tornou um exemplo de dedicação à educação. Sua trajetória é um reflexo da importância da profissão de ser educador, que, apesar das adversidades, sempre se mostrou firme na missão de formar cidadãos críticos, conscientes e preparados para a vida. Sempre abraçou causas importantes, e lutou com garra.

Os familiares e amigos esperam que o nome da professora Cleusa não seja apenas um símbolo de respeito e admiração, mas também um incentivo para que as futuras gerações de educadores continuem a transformar a educação de Embu das Artes com a mesma dedicação que ela demonstrou ao longo de sua vida. E que a escola que agora leva seu nome seja um espaço de aprendizado, inspiração e compromisso com um futuro melhor para todos.

A sessão foi presidida pelo vereador Abel Arantes (Solidariedade), e depois por Diego Paixão (Podemos); e foi secretariada pelos vereadores Índio Silva (Republicanos) e Gideon Santos Júnior (PV). A próxima sessão está prevista para o dia 26 de março (quarta-feira), às 10h. 

 

Veja também o texto com os demais assuntos discutidos na Sessão, com o título Câmara Municipal aprova Projeto de Lei sobre proteção e bem-estar animal.

 

Todas as votações podem ser conferidas aqui

 

Texto: Josias Patriolino de Lima - MTb: 88981/SP, com contribuições da família da homenageada. 

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Embu das Artes