Escola do Legislativo encerra ano com entrega de certificados
A Escola do Legislativo de Embu das Artes (ELEA) encerrou o ano de 2025 com a entrega de certificados dos últimos cursos ministrados. Com isto, os alunos destes cursos receberam, em 28 de novembro, os certificados de Língua Portuguesa, Redação para o ENEM e Produção Textual Acadêmica. A maioria dos alunos é de estagiários da própria Câmara Municipal, cursando Ensino Médio ou Ensino Superior. Outros cursos também foram ministrados neste ano, como os de capacitação para os novos servidores.
Para o professor Vinícius Lopes Almeida, coordenador de projetos da ELEA, 2025 foi um ano muito produtivo para a Escola do Legislativo, com a execução de várias atividades que promoveram a capacitação e o aprimoramento dos servidores e estagiários da Câmara Municipal.
De acordo com o professor Josias Patriolino de Lima, coordenador pedagógico, os resultados foram satisfatórios, dada a proposta inicial de cada curso. O curso de Língua Portuguesa, por exemplo, funcionou como um ciclo de aulas de reforço escolar, que foram ministradas ao longo do ano, abrangendo temas de fonologia, morfologia e sintaxe, em nível de Ensino Médio. E, quanto ao curso de Produção Textual Acadêmica, este serviu como uma iniciação científica, mostrando aos alunos o que é e como produzir um texto acadêmico, e como isto pode ser útil no Ensino Superior.
O diretor geral da Câmara Municipal, professor Éverton Costa, também se mostrou satisfeito com os resultados deste ano. O diretor foi o responsável pela aplicação do Curso de Excel Básico, que contou com ampla participação de servidores e estagiários. Para ele, o envolvimento de todos nas atividades da Escola do Legislativo mostra que estamos no caminho certo; e que é importante que sejam disponibilizadas cada vez mais informações, visando sempre a melhor prestação de serviços aos munícipes.
A Escola do Legislativo é um órgão da Câmara Municipal e é o canal que serve de ponte entre a Câmara e a comunidade. Também é responsável pelas áreas de comunicação, arquivo de documentos e resgate da história. Neste ano, ainda há atividades a realizar, como a recepção de alunos em visita à Câmara, o que deve totalizar 20 visitas em 2025. O ano incluiu palestras, cursos à distância, reportagens e a participação em eventos. A ELEA já se prepara para a jornada de 2026. Para isto, novos cursos e outras atividades estão em elaboração. E a Escola espera contar com a participação de toda a comunidade.
Texto: Josias Patriolino de Lima – Jornalista DRT 88981/SP
com a colaboração de Vinicius Lopes Almeida e Luana Ferreira da Silva
Escola do Legislativo de Embu das Artes